Marcha Federal em Buenos Aires

Na mesma semana em que acontecem inúmeras manifestações no Brasil, várias organizações sociais e sindicatos argentinos organizam HOJE, sexta-feira 2 de setembro, uma Marcha Federal contra os “ajustes” do governo Macri. Vale destacar que ele, presidente da Argentina, foi o primeiro a declarar apoio a Michel Temer. Diante da crescente onda “Fuera Temer” na América Latina, este será um importante ato, organizado em um país irmão que tem sofrido golpes semelhantes aos que ocorrem no Brasil. Macri aponta suas ações na caça aos direitos trabalhistas, encarecimento dos meios de transporte, desfinanciamento dos serviços públicos (hospitais, escolas e universidades) e no crescente processo de privatização.

Na Argentina, o ano de 2016 já esta marcado por demissões, arrocho salarial e declínio em todos os tipos de direitos. Esta marcha é um marco para defender as necessidades dos trabalhadores, num momento em que o governo argentino começa a perceber o crescimento das mobilizações populares e aumenta a repressão policial nos protestos de rua.

A história recente nos mostra que a semelhança dos projetos implementados nos países latino-americanos não é uma coincidência. Esses projetos refletem parte de uma ideologia de subserviência implementada pelas potencias econômicas internacionais para minguar qualquer tentativa de real soberania dos países do Cone Sul. A luta será dura e a necessidade de uma unidade organizada em todos os movimentos sociais e populares se faz extremamente necessária. Olhar somente para dentro do nosso país pode limitar a força e resistência de nossas ações.

MArcha Argentina