Argentina: avó da Praça de Maio reencontra seu neto após 36 anos de busca

Estela Carlotto, a presidente das Avós da Praça de Maio, reencontrou hoje seu neto Guido Carlotto, apropriado ilegalmente pelos militares durante a ditadura argentina (1976-1983). Foram 36 anos de incansável busca.

A filha de Carlotto, Laura, era estudante de História na Universidade Nacional de La Plata, e militava na Juventude Universitária Peronista (JUP). Em novembro de 1977, Laura foi sequestrada grávida de três meses. A jovem, segundo testemunhas sobreviventes, foi mantida com vida em um centro de detenção clandestino, em La Plata, até o momento do parto, que aconteceu no Hospital Militar de Buenos Aires o dia 26 de junho de 1978.

Estela Carlotto com sua filha, na década de 70. Foto: Perfil

Estela Carlotto com sua filha, na década de 70. Foto: Perfil

Segundo informou o secretário de Direitos Humanos da Provincia de Buenos Aires, Guido apresentou-se voluntariamente na sede da associação das Avós da Praça de Maio porque “tinha dúvidas sobre sua identidade”.

Os resultados da análise do DNA se conheceram hoje, às 16h, confirmando que Estela Carlotto é a avó do Guido. Não foram divulgadas informações sobre a família que teria adotado a criança ilegalmente, mas foi aberto um processo penal para esclarecer o acontecido.

Estela Carlotto, de 84 anos, foi uma das fundadoras do grupo Avós da Praça de Maio e iniciou a busca pela sua filha e seu neto no mesmo momento em que estes desapareceram. Hoje, emocionada, abraça a Guido, o neto recuperado número 114.