A Ciência e a Copa

Curiosamente estas duas palavras não parecem combinar muito, porém na atualidade cada vez mais se discute a inserção da ciência em diversos esportes e em outros setores presentes em nosso cotidiano. A nossa primeira impressão é que os avanços tecnológicos sempre nos parecem positivos, porém é importante verificar com calma se há uma preocupação real em popularizar a ciência ou se existem interesses privados por trás que justificam determinada ação, ou se simplesmente estamos frente uma pura propaganda enganosa.
No cerne da discussão tecnológica dentro do futebol estão temas polêmicos como o uso de chips na bola e câmeras para detectar erros de arbitragem, mas a FIFA não recebe bem a discussão sobre a modernização desse esporte. O futebol apresenta pouquíssima pontuação, em apenas um lance pode ser definido o vencedor e/ou o campeão, e mesmo assim nos surpreende a resistência da consagrada federação frente a estes avanços que poderiam modificar significativamente alguns resultados. A Copa do Brasil 2014 é o primeiro mundial onde está sendo testado o uso de chips na bola e também foi na abertura desta copa que foi prometido um show tecnológico.

Foto de divulgacao Projeto andar de novo

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: Divulgação/Walk Again Project

Falando em tecnologia, vamos partir para ciência de ponta: neurociência. Discutir sobre a possibilidade da tecnologia permitir que um deficiente físico ande em campo na abertura da copa de 2014, pode parecer ficção, porém foi isso que foi anunciado na Copa das confederações em 2013. O renomado pesquisador Miguel Nicolelis (Pesquisador da Universidade de Duke-USA) disse que um paraplégico andaria por 25 metros e daria o pontapé inicial da Copa das Copas (1). Seria o mais famoso chute de uma partida de futebol? Talvez sim, porém não teve a repercussão esperada: o feito teve pouca atenção da imprensa e muitos questionamentos da comunidade científica. O acontecimento foi televisionado por cerca de 4 segundos e mostrou um atleta vestindo o tão esperado exoesqueleto Exo BRA-Santos Dumont 1, já de pé (apoiado por duas pessoas) dando um pequeno toque na bola que rolou por alguns centímetros. Em nenhum momento ele levantou-se de uma cadeira, caminhou e tão pouco se manteve de pé, por conta própria, enquanto executava o movimento de chute (2,3).

O projeto Andar de Novo está recheado de adaptações e inovações que nunca foram apresentadas em congressos ou publicadas em revistas científicas, critério máximo que define o financiamento, ou não, de qualquer pesquisa no Brasil e no mundo. Porém, independente disso a equipe do Dr. Nicolelis recebeu 33 milhões de reais de investimento do Governo Brasileiro (3). Muitos neurocientistas estão criticando a forma com que esta pesquisa foi e está sendo conduzida, e como pano de fundo podemos perceber que parece que a propaganda do evento se tornou mais importante que os reais avanços tecnológicos. Quando a vaidade do cientista fala mais alto que o compromisso cientifico, as perdas podem ser maiores e a ética pode ser colocada em “xeque” (ou no cheque?). É precisso dizer que é normal em todo e qualquer projeto de pesquisa, mudanças estratégias devido a problemas identificados ao longo da execução dos ensaios, o que chamamos de “experimentos que deram errado”. Isso pode ocorrer devido diversos fatores, e nenhum deles coloca em dúvida a competência do pesquisador. Entretanto, quando o resultado final já estava anunciado como um feito histórico, e quando todos estavam aguardando o show, as fragilidades foram expostas da forma mais cruel, como tudo que vem acontecendo desde os preparativos até a execução deste fracassado Mundial.
Claramente não foi apresentado o anunciado, mas esse não é o fracasso, na ciência isso é normal. Frustrante é, depois da abertura, ler declarações e entrevistas com o pesquisador, onde ele afirma que foi apresentando o prometido. Frustrante é ler a indignação de Nicolelis com a FIFA, segundo ele a entidade teria cortado a transmissão do chute, o que nos leva à pergunta: como um cientista renomado, pôde confiar nesta corrupta Instituição? Frustrante é ler que a FIFA proibiu a exposição da sigla FINEP no exoesqueleto, agencia pública Federal que financiou o projeto (3). Frustrante é saber que um laboratório montado no Rio de Janeiro (Ladetec-UFRJ) para controlar o doping durante os jogos da copa das copas não foi aprovado e as amostras estão sendo enviadas para Suíça (4). Frustrante é ver como podemos nos submeter a qualquer coisa em detrimento de um evento organizado por corruptos e apresentando como festa para poucos com o argumento de que é em benefício para muitos. Frustrante é ver que a ciência também se submeteu a estes obscuros contratos de interesse, onde o que se mostra é mais importante do que se prova ou do que realmente chega como beneficio até a sociedade.

A organização do mundial foi um fracasso, a aprovação da lei da copa foi um desastre, os gastos públicos envolvidos neste evento privado estão sendo uma vergonha , a execução do mesmo esta sendo uma calamidade pública, as repressões diárias são cada vez mais violentas e arbitrárias. O mais frustrante e, também, revoltante é saber que durante a partida que ocorria no maracanã (Chile x Espanha, no dia 18/06) mais um jovem pobre foi executado. A sua “atitude suspeita” foi de estar arbitrando uma pelada que acontecia num campinho de futebol em Manguinhos, seu crime foi reagir uma revista violenta e arbitrária feita por policiais da UPP e sua condenação foi a mesma de sempre, pena de morte (5). Este terrível acontecimento retrata bem o que é a copa das copas da FIFA, mostrando como o futebol é vendido nos estádios milionários e como ele tenta sobreviver nos campinhos de areia nos bairros periféricos e favelas.

1- http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/exoesqueletos-do-projeto-andar-de-novo-chegam-ao-brasil
2- http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/06/lance-polemico
3- http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/06/1470309-nicolelis-acusa-fifa-de-cortar-exibicao-de-paraplegico-na-copa.shtml
4- http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,controle-de-doping-durante-a-copa-do-mundo-sera-feito-na-suica,1169292
5- https://www.youtube.com/watch?v=erXAWxRZPO8