A polêmica sobre as “Putinhas Aborteiras” na TVE

Tem gerado polêmica a participação do grupo “Putinhas Aborteiras” no programa “Radar” da TVE, do Rio Grande do Sul. Até o presente momento, o vídeo já alcançou quase 300 mil acessos no YouTube, discussões em diversos blogs e programas de rádio.

Para o chamado “homem médio”, o vídeo certamente causou algum choque inicial. Eu mesmo tive um impacto inicial, mas depois percebi que foi extremamente positivo a participação desse grupo no programa, pois alimentou um debate extremamente importante na luta contra o machismo na sociedade.

A realização desse programa e sua consequente repercussão demonstra, claramente, que o machismo está mais vivo do que nunca.

O resultado da polêmica pesquisa do IPEA aponta que 65% das pessoas concordam total ou parcialmente com a frase “Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar”, desconsiderando completamente a dependência econômica, afetiva e até religiosa que a maioria das mulheres vítimas de violência doméstica tem de seus agressores.

Além disso, nessa mesma pesquisa, 58,5% dos entrevistados tem a ideia de que “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”  e 37,6 % das pessoas discordaram PARCIALMENTE ou concordaram total ou parcialmente com a afirmação “mulheres com roupas curtas merecem ser estupradas”.

Ou seja, em pelo menos 60% da sociedade brasileira o machismo se expressa de alguma forma, tanto em homens quanto nas próprias mulheres. E acho que esse número é ainda maior.

Acentuando ainda mais esse machismo, as críticas que são feitas nos comentários do vídeo no YouTube são, no mínimo, preconceituosas (e bizarras), nas quais faço questão de transcrever algumas por aqui:

“Sou a favor de revogar a lei maria da penha depois desse vídeo!!
E a favor de sumir com essas vagabundas que estragam a sociedade!!”

“Falando em aborto… pq a mãe delas não abortou??”

“Falta de um pinto grande cabeçudo veiudo e torto”

“É falta de rola!!! “

“Comprovei minha tese: não existe feminista bonita. Todas são feias e rabugentas.

“Acham que porque sofreram em algum ponto da vida o mundo inteiro é culpado. “

“Falta de lavar uma louça ou um balaio de roupa dá nisso. Parem de vomitar merda e vão pilotar um fogão logo que é o melhor que vc’s fazem.”

Vendo esses comentários, todos eles de homens, se nota que a TVE fez um verdadeiro Gol de Placa ao dar voz a esse grupo, cumprindo com o seu papel de emissora pública, que prima pela liberdade de expressão, diversidade cultural e multiplicidade de opiniões. Além disso, informando aos mais “puritanos”, a emissora transmitiu o programa no horário da madrugada, respeitando o horário de classificação indicativa.

Nenhuma conquista social obtida até hoje ocorreu sem algum tipo de ruptura com o pensamento vigente. Não será assinando “petições on-line” que as coisas mudarão. A opinião desse grupo feminista é forte e até mesmo agressiva em certos momentos, mas nunca será tão agressiva quanto a violência que as mulheres sofrem, todos os dias por esse mundo afora, onde são constantemente medidas, avaliadas, coisificadas e agredidas, tanto física como moral ou psicologicamente.

Você pode até não concordar com a maneira como elas expõem o problema e militam pela causa, mas é inegável que as “Putinhas Aborteiras” geraram algum tipo de reação nas centenas de milhares de pessoas que assistiram ao programa, pela TV ou pelo YouTube, colocando fogo, em maior ou menor proporção, em um debate que deve ser travado dia após dias pelas mulheres e, principalmente, por nós homens.

Se você se sentiu ofendido com o vídeo, é melhor rever seus conceitos.

* A Fernanda Tomé, militante, me pediu para falar sobre a construção social a qual a mulher é submetida que associa a felicidade de uma mulher ao eterno relacionamento com um homem. Quantas vezes meninas com mais de 15 anos já ouviram a recorrente frase “já tem namorado?”, ou mulheres com mais de 30 anos: “E o casamento?”.

Mas, eu não preciso dizer nada, pois os seus questionamentos são auto-explicativos e dispensa qualquer tipo de explanação.

Publicado no dia 7 de maio de 2014 no blog:  http://blogdothales.sul21.com.br/

Para ver o vídeo da apresentação da banda Putinha Aborteiras na TVE: