Da Violência – Hannah Arendt

Em 1969, Hannah Arendt escreveu o artigo “Da Violência” em resposta aos movimentos estudantis em diversas partes do mundo ocorridos em 1968. O contexto histórico apresentado é extremamente útil para refletirmos sobre as raízes dos problemas que enfrentamos e para a busca de soluções construtivas, viáveis e sustentáveis. Segue abaixo um resumo das principais ideias expostas:

1.    Violência é às vezes necessária para que a voz dos moderados seja ouvida.

2.    Violência é uma arma mais efetiva de reformadores do que de revolucionários.

3.    Violência é efetiva quando promove respostas no curto prazo.

4.    Violência gera resultados imprevisíveis.

5.    A violência corre o risco, quando não traz resultados imediatos, de gerar mais violência, num circulo vicioso e destrutivo.

6.    Quanto maior a burocratização da vida pública, mais atraente se torna a violência.

7.    O que faz do ser humano um ser político é a sua faculdade de agir.

8.    Nenhuma habilidade humana sofreu tanto no mundo moderno quanto a habilidade de agir politicamente.

9.    Manifestações e arruaças fazem com que pessoas tenham a sensação de que estão agindo em conjunto e de uma forma que raramente conseguem por outros meios.

10. O processo de desintegração institucional e social que se manifesta de forma acelerada nos últimos tempos afeta tudo que se destina a servir à sociedade de massa: a deterioração dos serviços públicos, das escolas, do atendimento à saúde, dos sistemas de transporte, a deterioração e perda de eficácia e capacidade de resposta dos sistemas político-partidários, que deveriam servir às necessidades políticas das modernas sociedades de massa, viabilizando o governo representativo onde não fosse viável a participação democrática direta.

11. Todo enfraquecimento de poder é um convite aberto à violência.

12. Sempre foi difícil para aqueles que detém o poder resistir à tentação de apelar para a violência quando se sentem ameaçados de perder o poder.

Link do artigo na sessão “Biblioteca” na barra lateral do site.